Páginas

domingo, 20 de outubro de 2013

HORTA ORGÂNICA VERTICAL

Entrevista cedida para SBT




Desde 2009 venho trabalhando o tema horta vertical orgânica, em 2012 desenvolvi um projeto de horta que pudesse ser aplicado em vários cursos como ferramenta pedagógica, mas outro ponto importante foi desenvolver a horta pensando em uma família com 05 pessoas, para que realmente esta família se alimenta-se dos produtos da horta eliminando da sua lista de compras, alguns produtos.
Alface, rúcula, temperos, pimentas, tomate, tomatinho, beringela, pimentão, cenoura e outros produtos.
Gostaria de destacar alguns benefícios da horta.

BENEFÍCIOS DA HORTA VERTICAL

1- Financeiro - Nossa horta gera mais de 20% do salário mínimo.

2- Alimentação Saudável - Produção de alimentos orgânicos, sem agrotóxicos.

3- Combate ao stress - A horta é indicada no tratamento contra o stres, pois o manuseio da terra e plantas  é comprovadamente uma poderosa ferramenta contra o stres.

4- Embelezamento da residência - Realizando uma pesquisa na internet com o tema
horta vertical ou jardim vertical,  visualizamos belíssimos modelos que embelezam a casa ou apartamento, valorizando os ambientes, muito utilizada nos cursos de Design de Interiores ou no Paisagismo.

5- Melhoria da qualidade do ar - Comprovadamente nossa região tem serios problemas com a relação do ar, principalmente quando falamos em material particulado, a horta umidece o ar melhorando sua qualidade.

6- Educação Ambiental - Poderosa ferramenta de educacão ambiental, venho implantando em  escolas este tipo de projeto aliado a educação,  inclusive dia 24 estarei realizando oficinas para as crianças da rede municipal de educação e dia 23/08 no Senac Araçatuba, evento aberto aos adolescentes da rede estadual de educação, tenho realizado vários trabalhos em parceria com o Sesc, Conferências Regionais como palestrante, na Rio +20, e recentemente um convite para falar de horta em um congresso internacional em Lima no Peru, etc.

7- Sustentabilidade, pois temos a base da sustentabilidade incorporada no horta ( Social, Econômico e Ambiental)

8- Podemos incorporar a compostagem, auxiliando na vida útil do aterro sanitário

9- Reutilização de materiais, podemos montar uma horta com garrafas pet, reutização de tubos de pvc, bambu gigante, etc.

Em muitos países o conceito de horta é mais difundido, nós ainda precisamos divulgar mais esta poderosa ferramenta sustentável.

Abraço

Juliano Salomão

3 comentários: